quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Governador inaugura UPA de São Pedro da Aldeia

O governador Sérgio Cabral Filho, ao lado do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Paulo Melo, e do prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, participaram da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Vários prefeitos da região estiveram na cerimônia. Após muita demora e adiamentos, a unidade já está em pleno funcionamento. 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Pedro da Aldeia é a 53ª unidade do Estado e conta com capacidade para realizar 300 atendimentos por dia. A nova unidade oferece os serviços de urgência clínica e pediatria, além de exames laboratoriais e salas de raios-x, sutura, gesso, medicação e nebulização. O local também conta com setor de cuidados intensivos, com dois leitos; unidade semi-intensiva adulta, com três leitos de observação; e infantil, com dois leitos.

- Esta é a quarta Unidade de Pronto Atendimento 24 horas da região. Temos duas em Cabo Frio, uma em Araruama e agora a de São Pedro da Aldeia. Aqui serão 300 atendimentos por dia, o que muitas emergências de hospitais não fazem. Está a 53ª UPA do Estado – disse o governador Sérgio Cabral.

A UPA é equipada com uma sala de observação individual, com um leito, para que pacientes com doenças infectocontagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para um hospital. Há ainda dois consultórios, um de clínica médica e um de pediatria. Na ocasião também foi entregue uma viatura híbrida de salvamento e combate a incêndio com modernos equipamentos. A unidade funcionará com cerca de 50 profissionais e a gestão será feita pelo Estado. A Secretaria de Saúde investiu em torno de R$ 2 milhões na obra e R$ 622.497,21 em equipamentos.

Região ganhará em breve 
Hospital de Saquarema

- Pra complementar esse quadro, teremos no primeiro semestre de 2014 a inauguração do Hospital de Saquarema. Volto também na semana que vem para a região para inaugurar o Pronto Socorro de Iguaba. São estas parcerias que a Secretaria de Saúde faz com unidades próprias, com conveniadas e com o Programa de Apoio aos Hospitais do Interior é que nós vamos reforçando a política de Saúde Pública dos Lagos – afirmou o governador.

Primeiro paciente a ser atendido na nova UPA, o ajudante de caminhão, Marcio Bittencourt, 44, ficou satisfeito com o atendimento. Com uma forte dor no joelho há três dias, ele foi medicado após ser atendido por um clinico geral.

- É muito importante termos uma UPA aqui na cidade para a população. Tínhamos que recorrer à unidade de Cabo Frio. Tomei o remédio e sei que ficarei melhor. O médico me recomendou procurar a unidade básica mais próxima para eu ser referenciado para um hospital que tenha ortopedista - disse.

O prefeito Cláudio Chumbinho está contente com o avanço. "Foi uma luta grande, mas conseguimos mais este avanço. Ainda falta muita coisa. Estamos há 10 meses no governo e ainda tem muita coisa para fazer. Quero transformar o Pronto Socorro em hospital, além de vários outros projetos e necessidades do município e moradores que precisam ser atendidos. Mas com muito trabalho espero dar conta do recado", disse o prefeito.

Confira as fotos do evento. Fotos Renata Cristiane


















Crédito: Renato Fulgoni


Um comentário: